sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Istambul


Bom dia!!!! Sei que nosso blog se chama: Nos e o Kuwait, mas como cultura sempre e bom e poder compartilhar com amigos o que estamos vivenciando por aqui, estes dias nosso blog dará uma viajada para a Turquia, mais precisamente para Istambul, que e onde nos ficaremos durante estes próximos 5 dias.

Saímos do Kuwait na quinta feira, praticamente apos o jogo e a postagem do blog, pegamos um voo no Aeroporto Internacional do Kuwait, diga-se de passagem, lotaderrimo e depois de 4 horas de voo aqui estamos.

Estamos a 5 horas na frente do Brasil e uma hora atrás do Kuwait, não façam a loira aqui pensar muito ta...rs, chegamos aqui as 6 horas da manha local. Estamos no inverno e já comecei a gostar daqui...ganhei um elogio do taxista, ele me disse que eu era muito bonita...rs.

O aeroporto fica a aproximadamente 16 km do hotel onde estamos, e o caminho já começou a me encantar. Ruas lindas, arborizadas, o sol querendo aparecer...ainda muito que timidamente.

Bom Istambul e uma cidade única, pois e a única que e dividida ao meio pelo mar Bósforo, pertencendo assim a Europa e a Ásia.

A parte da cidade que fica na Ásia possui todas as tradições mulçumanas, ou seja....praticamente um Kuwait....rs, já do lado europeu e o lugar onde a concentração de turistas e maior e não ha restrições alguma a roupas ou bebidas alcoólicas....sendo assim...ao descermos no aeroporto compramos vinho para brindarmos nossa chegada aqui....rs

Istambul....vamos relembrar um pouquinho as aulas de historia laaaaa no ensino fundamental 2....rs. Istambul e a antiga Bizâncio e Constantinopla,  capital do Império Romano.....bom pra quem gosta de historia da Humanidade, aqui com certeza teremos um prato cheio....rs

Chegamos aqui as 6 da manha, como coloquei acima e depois de 16 km chegamos ao hotel, bem estilo europeu, umas ruazinhas estreitas de paralelepípedos, um lugar lindo. Chegamos, deixamos nossas malas no mesmo, pois nosso checkin seria a partir das 14 horas, tomamos um café da manha que mais parecia almoço....rs, e fomos dar uma volta, para sabermos onde estávamos.

Bom....dai pra frente foi um encantamento atrás do outro....fotos...muitas.....entramos por um restaurante em um parque...lindíssimo....imenso....muitas aves...ninhos enormes....o sol já querendo bilhar mais e nos aquecer....

Caminhamos neste parque ao som de muitos papagaios, pássaros negro, gaivotas.....e avistamos uma construção belíssima. Na sua entrada, 2 guardas com metralhadoras na mão....ali era um órgão do governo, mas isso não tirou nenhum pouco o brilho do lugar....cheguei a me sentir em um filme de época...rs.

Continuamos a andar e a visão que tivemos foi um presente de Deus...um sol maravilhoso nos dando boas vindas.....

Dentro deste mesmo parque encontramos o Museu  Arqueológico, que entre todas as coisas maravilhosas, esta ali o sarcófago de Alexandre, o Grande....me senti por um instante aquela menininha que devorava os livros de historia na sexta serie do Santa Escolástica para a chamada oral de segunda feira.....não sei dizer qual foi minha sensação....ou melhor poderia usar uma palavra...daquelas bem cabeludas....mas não.....rs.

Sai de lá e confesso que cheguei a dizer ao Clovis...por mim, podemos ir embora.....já estou mais que encantada....rs

Descemos por uma ruazinha estreita e paramos em uma lojinha de pecas de cerâmica pintadas a mão. Logo o dono veio conversar conosco e arranhando um português, e claro que nos fez comprar algo por ali...rs.

Continuamos a andar, quando observamos um aglomerado de pessoas , demos a volta na rua....demos de cara com o  metro de superfície....rs, e chegamos a Basílica de Santa Sofia, construída nos anos de 550, e hoje a segunda maior basílica do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro em Roma.

Quando Constantinopla foi tomada pelos turco a Basílica deixou de ser basílica e virou uma mesquita, o que fez que muitos dos seus afrescos fossem cobertos e símbolos do islamismo fossem colocados nela. Hoje o que se vê e uma mistura das duas religiões...afrescos lindos de Nossa Senhora,  Jesus, e símbolos  islâmicos....uma grandiosidade e uma riqueza de detalhes impossíveis de se colocar no papel.

Uma curiosidade.....nesta Basílica foi filmado um dos filmes de Indiana Jones....O tesouro.

Depois disto fomos a uma barzinho próximo ao hotel...e e claro...CERVEJA.....rs, confesso que tentei tomar pelo menos um pouco com o Clovis, mas continuo achando horrível....rs

Almoçamos, voltamos para o hotel , mas sem antes não deixarmos de ouvir ao meio dia TODAS as mesquitas de Istambul chamando os mulçumanos para a reza ao mesmo tempo....rsrsr.

Confesso que estou mais que encantada com este lugar......o Clovis....tirando seu soninho da beleza...eu aqui...na frente de um MacBook, onde não encontro acentos e não vendo a hora de sairmos....próxima parada....um supermercado...pois trouxemos os vinhos mas esquecemos o saca rolhas....rs

Cafe da manha

Parque



Banheiro mulcumano

Alexandre o Grande e Clovis...tbm grande...rs



Santa Sofia




Tim tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário