Bom dia!!!! Sei que nosso blog se chama: Nos e o Kuwait, mas
como cultura sempre e bom e poder compartilhar com amigos o que estamos
vivenciando por aqui, estes dias nosso blog dará uma viajada para a Turquia,
mais precisamente para Istambul, que e onde nos ficaremos durante estes
próximos 5 dias.
Saímos do Kuwait na quinta feira, praticamente apos o jogo e
a postagem do blog, pegamos um voo no Aeroporto Internacional do Kuwait,
diga-se de passagem, lotaderrimo e depois de 4 horas de voo aqui estamos.
Estamos a 5 horas na frente do Brasil e uma hora atrás do
Kuwait, não façam a loira aqui pensar muito ta...rs, chegamos aqui as 6 horas
da manha local. Estamos no inverno e já comecei a gostar daqui...ganhei um
elogio do taxista, ele me disse que eu era muito bonita...rs.
O aeroporto fica a aproximadamente 16 km do hotel onde
estamos, e o caminho já começou a me encantar. Ruas lindas, arborizadas, o sol
querendo aparecer...ainda muito que timidamente.
Bom Istambul e uma cidade única, pois e a única que e dividida
ao meio pelo mar Bósforo, pertencendo assim a Europa e a Ásia.
A parte da cidade que fica na Ásia possui todas as tradições
mulçumanas, ou seja....praticamente um Kuwait....rs, já do lado europeu e o
lugar onde a concentração de turistas e maior e não ha restrições alguma a
roupas ou bebidas alcoólicas....sendo assim...ao descermos no aeroporto
compramos vinho para brindarmos nossa chegada aqui....rs
Istambul....vamos relembrar um pouquinho as aulas de
historia laaaaa no ensino fundamental 2....rs. Istambul e a antiga Bizâncio e
Constantinopla, capital do Império
Romano.....bom pra quem gosta de historia da Humanidade, aqui com certeza
teremos um prato cheio....rs
Chegamos aqui as 6 da manha, como coloquei acima e depois de
16 km chegamos ao hotel, bem estilo europeu, umas ruazinhas estreitas de
paralelepípedos, um lugar lindo. Chegamos, deixamos nossas malas no mesmo, pois
nosso checkin seria a partir das 14 horas, tomamos um café da manha que mais
parecia almoço....rs, e fomos dar uma volta, para sabermos onde estávamos.
Bom....dai pra frente foi um encantamento atrás do
outro....fotos...muitas.....entramos por um restaurante em um parque...lindíssimo....imenso....muitas
aves...ninhos enormes....o sol já querendo bilhar mais e nos aquecer....
Caminhamos neste parque ao som de muitos papagaios, pássaros
negro, gaivotas.....e avistamos uma construção belíssima. Na sua entrada, 2
guardas com metralhadoras na mão....ali era um órgão do governo, mas isso não
tirou nenhum pouco o brilho do lugar....cheguei a me sentir em um filme de
época...rs.
Continuamos a andar e a visão que tivemos foi um presente de
Deus...um sol maravilhoso nos dando boas vindas.....
Dentro deste mesmo parque encontramos o Museu Arqueológico, que entre todas as coisas
maravilhosas, esta ali o sarcófago de Alexandre, o Grande....me senti por um
instante aquela menininha que devorava os livros de historia na sexta serie do
Santa Escolástica para a chamada oral de segunda feira.....não sei dizer qual
foi minha sensação....ou melhor poderia usar uma palavra...daquelas bem
cabeludas....mas não.....rs.
Sai de lá e confesso que cheguei a dizer ao Clovis...por
mim, podemos ir embora.....já estou mais que encantada....rs
Descemos por uma ruazinha estreita e paramos em uma lojinha
de pecas de cerâmica pintadas a mão. Logo o dono veio conversar conosco e
arranhando um português, e claro que nos fez comprar algo por ali...rs.
Continuamos a andar, quando observamos um aglomerado de
pessoas , demos a volta na rua....demos de cara com o metro de superfície....rs, e chegamos a Basílica
de Santa Sofia, construída nos anos de 550, e hoje a segunda maior basílica do
mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro em Roma.
Quando Constantinopla foi tomada pelos turco a Basílica
deixou de ser basílica e virou uma mesquita, o que fez que muitos dos seus
afrescos fossem cobertos e símbolos do islamismo fossem colocados nela. Hoje o
que se vê e uma mistura das duas religiões...afrescos lindos de Nossa Senhora, Jesus, e símbolos islâmicos....uma grandiosidade e uma riqueza
de detalhes impossíveis de se colocar no papel.
Uma curiosidade.....nesta Basílica foi filmado um dos filmes
de Indiana Jones....O tesouro.
Depois disto fomos a uma barzinho próximo ao hotel...e e
claro...CERVEJA.....rs, confesso que tentei tomar pelo menos um pouco com o
Clovis, mas continuo achando horrível....rs
Almoçamos, voltamos para o hotel , mas sem antes não
deixarmos de ouvir ao meio dia TODAS as mesquitas de Istambul chamando os
mulçumanos para a reza ao mesmo tempo....rsrsr.
Confesso que estou mais que encantada com este lugar......o
Clovis....tirando seu soninho da beleza...eu aqui...na frente de um MacBook,
onde não encontro acentos e não vendo a hora de sairmos....próxima parada....um
supermercado...pois trouxemos os vinhos mas esquecemos o saca rolhas....rs
![]() |
| Cafe da manha |
![]() |
| Parque |
![]() |
| Banheiro mulcumano |
![]() |
| Alexandre o Grande e Clovis...tbm grande...rs |
![]() |
| Santa Sofia |
![]() |
| Tim tim |













Nenhum comentário:
Postar um comentário